top of page

Cirurgias das cordas vocais

As Cordas ou Pregas Vocais ficam localizadas na laringe (região do pomo de Adão) e são formadas por um par de músculos, chamados tireo-artenóideos. Estes são recobertos por uma camada de mucosa, capaz de vibrar e produzir o som. Além das Pregas Vocais, há o complexo arranjo de músculos controlados pelos nervos laríngeos recorrentes e nervos superiores.

​

As lesões benignas das pregas vocais podem ser fonotraumáticas, resultado de abuso das cordas vocais, irritações e predisposições. Apresentam espessamento, nódulos, pólipos e edemas localizados ou difusos (Edemas de Reinke) e quando há indicação para a cirurgia realizamos técnicas de Fonomicrocirurgia como opção de tratamento para alguns casos mais específicos.

​

As alterações estruturais mínimas de cobertura representam outro conjunto de lesões, formado por Sulcos, Cistos Epidermóides, Pontes Mucosas, Microdiafragmas e Vasculodisgenesias. Essas alterações podem ser de difícil definição e diagnóstico, mesmo com equipamentos endoscópicos modernos, pois sua precisão só existe durante a exploração cirúrgica.

​

​

bottom of page