top of page

Microcirurgia de laringe

O que é laringe?


Laringe é o principal órgão responsável pela produção da voz, além disso, tem também importante função na respiração.

​

Quando a microcirurgia de laringe deve ser indicada?


A microcirurgia de laringe está indicada para remoção de lesões da laringe e biópsias.

​

Como é realizada a cirurgia?


A cirurgia deve ser feita sob anestesia geral. É introduzido um tubo no interior da boca do paciente, até que este alcance a laringe. Este tubo é fixado no tórax e dentes do paciente. É utilizado, então, um microscópio para ampliar a imagem da laringe. A lesão é então ressecada.

​

Quais são as possíveis complicações?


Alterações de voz – A maioria destas cirurgias determina, após alguns dias, uma melhora da qualidade da voz. Nos casos de tumores benignos e malignos pode-se observar uma piora da voz, dependendo do tamanho e do local da lesão.


Vômitos – Podem ocorrer algumas vezes, no dia da cirurgia, constituídos de sangue.


Hemorragia – É rara, podendo ocorrer nas primeiras horas após a cirurgia, e nos casos de maior volume, indica-se nova cirurgia sob anestesia geral. A morte por hemorragia é uma complicação extremamente rara.


Dificuldade para respirar – Pode ocorrer no pós-operatório imediato, em decorrência do inchaço das cordas vocais, da laringe como um todo. Em casos mais graves ou associados a hemorragia, pode exigir a realização da traqueotomia (pequena cirurgia que abre a traquéia para facilitar a respiração).


Dor – Pode ocorrer, por vezes na faringe e refletindo na área do ouvido. Pode ser forte, mas pode ser medicada com analgésicos para seu controle.


Traumatismo dentário – Nos casos em que exista uma fragilidade maior dos dentes, como próteses, pinos, fraturas anteriores, etc., poderá ocorrer amolecimento, fratura ou perda total de um ou mais dentes devido ao processo de entubação para permitir visualização pelo microscópio e passagem das pinças.

​

​

bottom of page