
Telefone:
(34) 3215-1143
PROCEDIMENTOS
Cirurgia do ronco e apnéia do sono
Elevação das sobrancelhas (Frontoplastia)
Cirurgia das pálpebras (Blefaroplastia)
Cirurgia das rugas da face (Ritidoplastia)
Plástica do Nariz (Rinoplastia)
Tratamento da infecção crônica do ouvido
Cirurgia endoscópica da sinusite
Correção do desvio do septo nasal
Correção de perfuração do tímpano
Colocação de carretel nos ouvidos
Correção da orelha de abano (Otoplastia)
Tratamento da paralisia da face
Cirurgia da audição (Otosclerose)
Tratamento do sangramento do nariz
Correção do desvio do septo nasal
O que é septoplastia?
Septoplastia é uma cirurgia realizada para a correção de desvios existentes no septo nasal. O objetivo da cirurgia é melhorar a respiração pelo nariz. A única solução para este problema é a cirurgia.
O que é septo nasal?
O septo nasal é a parte do nariz que divide a cavidade nasal direita da cavidade nasal esquerda, estando geralmente no centro do nariz. Em sua maior parte, o septo nasal é constituído por cartilagem.
Como é realizada a cirurgia?
A operação é feita por dentro do nariz, não sendo realizado incisões externas. A operação demora aproximadamente 60 a 90 minutos, dependendo da complexidade do desvio. Em alguns casos é necessária a colocação de um tampão nasal, o qual é retirado no dia seguinte à cirurgia.
Quais são as possíveis complicações?
Hemorragia – Nas primeiras 12 horas é comum haver algum sangramento (mesmo com tamponamento), e que em geral cede espontaneamente. Sangramentos persistentes e volumosos são raros, mas podem exigir novo tamponamento, ligadura de vasos e até transfusão sanguínea.
Infecção – Raramente ocorre, sendo controlada com curativos e uso de antibióticos.
Abscesso do septo nasal e hematoma – Abscesso é o acúmulo de pus e hematoma é o acúmulo de sangue. Podem ocorrer em raros casos e exigir drenagem cirúrgica.
Perfuração do septo nasal – É rara, podendo necessitar de reparo cirúrgico.
Sinéquias (Aderências) – Podem ocorrer no interior do nariz. São desfeitas com curativos e raramente exigem outra intervenção cirúrgica.
Sinusite – É uma complicação pós-operatória possível, cedendo espontaneamente ou com o uso de antibióticos.
Quais são os cuidados no pós-operatório?
Normalmente o paciente recebe alta no mesmo dia em que foi realizada a cirurgia. Se houver a necessidade de se colocar tampão, o paciente deve retornar em cerca de 24 horas para remoção do mesmo.
Deve ser mantido repouso relativo por cerca de 48 horas após a cirurgia. Neste período e normal a saída de pequena quantidade de sangue pelo nariz ou garganta. Atividade física deve ser iniciada somente após 15 dias.
É importante realização de limpeza nasal rigorosa cerca de seis semanas após o procedimento cirúrgico. Neste período será necessário retorno semanalmente ao consultório, para que sejam removidas crostas que por ventura venham a se formar.